Pular para o conteúdo principal

As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde


Olá! 

Muitas pessoas ao se depararem com a luz do Led ficam assustadas com o seu altíssimo poder de iluminação. E normalmente, esta premissa é verdadeira. Imagine um refresco, feito com a mais pura água fresca, açúcar e limão - a chamada Limonada. Uma delícia não? Agora, pense no suco natural deste limão! Puro, forte, sem açúcar: não faz mal algum, mas deve ser evitado em excesso. A mesma coisa acontece com a luz em Led, que não foi feita para ser vista diretamente em sua direção. E nem deve. Mas, se você o fizer, não queimará de imediato a sua retina. Apenas sofrerá sintomas de uma fadiga ocular incômoda - causada normalmente por ambientes excessivamente iluminados - que o forçará então a desviar o seu olhar e, na insistência do incômodo, estressará seu nervo ótico. E um dos fatores mais negativos a esta alta exposição a luzes muito fortes em Led é a perda da produtividade por exemplo, segundo Brent Protzman, ex-gerente da Lutron (sistemas de iluminação e persianas) que comenta:

"Ao reajustarem constantemente as luzes dos ambientes e de suas telas em dispositivos móveis ou desktops e notebooks, há uma perda de tempo considerável que, somadas em um período, contabilizam um considerável prejuízo no trabalho".


Por causa disso, erroneamente muitos pensam que a Luz do Led faz mal aos olhos, a pele e ao meio ambiente. Não!

Listamos abaixo alguns dos principais benefícios do Led para a nossa Saúde (sem considerar a sua aplicação na Iluminação propriamente dita):

Não emite raios UV




O Led não faz mal a pele, não acelera células cancerígenas na longa exposição a sua luz como em outras lâmpadas. Também promove uma melhor hidratação da cútis devido a baixa temperatura emitida por sua luz, que é fria em vez de quente. Você pode ficar horas ininterruptas sob uma luz em led que sua pele não sofrerá dano nenhum devido a isto. É o tipo de luz usada em Clínicas Médicas e de Estética, além de Academias.

Não contém Mercúrio


O corpo da Lâmpada Led não inclui Mercúrio na sua fabricação ou componentes internos como em outras lâmpadas convencionais e não contém metais pesados, contribuindo assim para um correto descarte reciclável que evita prejudicar o Meio Ambiente. Lâmpadas comuns não podem e nem devem ser descartadas em qualquer lugar. Veja mais sobre a Reciclagem do Led AQUI. Outro ponto favorável é que a luz em Led não prejudica as suas plantas, sendo usada inclusive em muitas fazendas no cultivo de Alimentos. O Led também não faz mal aos seus animais, pois é aplicada até em aquários.

Promove maior nível de Concentração


Uma das vantagens da longa exposição ao Led é o auxilio que ela traz na concentração para o trabalho ou estudo, o que agiliza os processos e aumenta tanto a produtividade quanto a retenção de informação obtida pelo cérebro. Isto reduz com qualidade a carga horária necessária para estas atividades, sobrando mais tempo para seu lazer e descanso - indispensáveis a manutenção de uma vida muito mais saudável. A revista científica Sleep sugere através de uma pesquisa que o uso da luz azul (luz do dia) encontrada no Sol e nas temperaturas de cores frias do Led (5000k, 6000k, 6500K) horas antes de efetuar uma tarefa importante, pode ser a forma mais efetiva de melhorar o seu desempenho. E este efeito pode manter-se mais de meia hora depois da exposição a esta luz segundo os pesquisadores. Uma aplicação disto seria na cabine de pilotos de avião por exemplo, onde a concentração requer esforço extra. Outro estudo, desta vez do Journal Of Clinical Sleep Medicine, aponta melhora na saúde e humor de trabalhadores alocados em postos com abundância de Luz Azul. E o Hospital Memorial Northwestern destaca em pesquisa um acréscimo de 46 minutos a mais de sono comparado a trabalhadores que não fazem uso dela, além de um melhor metabolismo dos alimentos pelo corpo, que pode significar enorme auxílio no controle e redução de peso.
Além disso, temos também os efeitos de cintilação das lâmpadas fluorescentes, que neste, têm demonstrado promover a ocorrência de dores de cabeça e enxaquecas em algumas pessoas. Elas são sempre aconselhadas a evitarem as lâmpadas fluorescentes. Luzes Led não cintilam e isso tornam-na a melhor opção para estes casos. E este benefício não para por aí! Veja uma postagem especial sobre a iluminação em Led nas escolas AQUI.

Auxilia no seu Ritmo Circadiano (Relógio Biológico)

O led ajuda a regular o Ciclo Biológico de nosso corpo devido ao seu excelente espectro de luz, muito mais poderoso e flexível que o das demais lâmpadas. A variação da luz em Led branca fria por exemplo (6.000K) se aproxima da luz do dia (como citado acima). Já a luz em Led branca quente (3.000k) favorece o descanso, o sono, o relaxamento. Em nosso dia-a-dia, por estarmos em ambientes muito fechados e com alguma luz inadequada, prejudicamos o nosso Ritmo Circadiano. O bom uso na variação da luz em Led é responsável por balancear e repor esta relação dia-noite em nosso cérebro através da produção do hormônio chamado Melatonina, gerado pela Glândula Pineal. Acordar muito cansado pela manhã como se não tivéssemos dormido ou mesmo apresentar sintomas de insônia, podem ser sinais de um desarranjo em nosso Ciclo Biológico. Veja mais sobre os benefícios do Led no Ritmo Circadiano AQUI.

Aplicação na Medicina

O uso da luz Led já é aplicado em tratamentos breves como na redução do envelhecimento pelo combate as rugas através da Máscara de Led (usada para fechar os poros e melhorar a oleosidade), no controle de acnes e psoríase, na eliminação de verrugas, no combate a queda de cabelos e micoses nas unhas, no tratamento de linfomas cutâneos e da leishmaniose cutânea, além do combate a manchas e ao câncer de pele. Tudo isso através da Fotodinâmica, tratamento em Led feito sem intervenção cirúrgica, sem dor, sem queimaduras, sem riscos e sem um tempo prolongado de recuperação. A temperatura do corpo não aumenta nestes casos, mantendo a hidratação da pele. A produção de colágeno também pode ser obtida em alguns casos. Clinicas de Fisioterapia, Neurológicas, de Estética, Podologia e também Dentárias fazem o uso de Led em seus mais variados instrumentos para tratamentos e prevenções diversas.

Estudos Avançados



-Combate a Bactérias:
Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura já descobriram que o uso da Luz Led Azul no lugar dos atuais conservantes químicos pode colaborar com um armazenamento muito mais saudável nos Alimentos. Os estudos avançam para uma fase de testes em alimentos frescos e também os processados. A pesquisa já confirmou a morte de bactérias com a presença da luz em Led (acompanhada de refrigeração adequada).
-Combate a Dor:
A união entre grupos de estudos da Universidade de Washington em St. Louis e da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign  - através do MIT - desenvolveu um novo dispositivo eletrônico implantável e flexível pode esclarecer por que certas partes do seu corpo doem. Trata-de de um micro-LED implantável que pode ser usado para estudar circuitos no sistema nervoso periférico e na medula espinhal. O sistema, que possui um diodo emissor de luz (LED) sem fio ativado, pode até mesmo ser capaz de fornecer alívio a dor com o toque de um interruptor. Ele faz uso da optogenética, uma tecnologia inventada há cerca de uma década para entender com mais precisão como grupos de neurônios interconectados trabalham juntos para realizar funções distintas. É baseado em materiais muito finos e macios com propriedades mecânicas semelhantes às dos tecidos biológicos, não precisando ser preso a um osso. E no Brasil, pesquisadores da Universidade de São Paulo em São Carlos estudam um método de combate a dor de garganta com luz em Led e curcumina. De 90 pacientes testados pelo método, 88 apresentaram melhoras. A reação oxidante desta mistura age diretamente como bactericida. Já o Hospital das Clínicas de São Paulo realiza testes em larga escala para um aparelho que usa lâmpadas Led para diminuir dores crônicas como artrite no joelho. O aparelho  recebe via internet instruções de dosagem da luz emitida nas lâmpadas Led dispostas em tiras, que são colocadas em cima da região dolorida.
-Pressão alta
Um novo estudo da Universidade de Surrey (Reino Unido) e da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf (Alemanha) sugere que a exposição à luz azul é um tratamento não farmacológico eficaz para a hipertensão. A luz azul visível, ao contrário da luz ultravioleta (UV), não é carcinogênica. Descobriu-se que a exposição à luz azul reduz significativamente a pressão arterial sistólica em quase 8 mmHg (enquanto a luz convencional não teve impacto), melhorando também a redução de risco cardiovascular, rigidez arterial e aumentando o relaxamento dos vasos sanguíneos. A luz azul foi tão efetiva na redução da pressão arterial quanto um medicamento, o que por sua vez diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e efeitos colaterais devido ao uso combinado de diversas  medicações.
-Combate a Malária e outras Doenças:
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em conjunto com a Philips descobriram que o Led atrai menos mosquitos transmissores de doenças como a malária devido a menor emissão de luz ultra violeta e baixo comprimento de onda na emissão de luz azul. A diferença na redução de atração destes insetos entre as lâmpadas convencionais e a de Led chega a mais de 20%, segundo os pesquisadores. A Codlux® inclusive já comprovou este fato, que você conferir acessando o post especial sobre este assunto AQUI.
-Depressão:
A iluminação azul é associada à melhoria do humor. Por conta disso, dezenas de estações de trem japonesas instalaram luz azul como forma de reduzir suas taxas de suicídio. Ao longo de 10 anos, essa taxa despencou 84% nas estações. Leia a respeito AQUI.
-Combate ao S.A.D.
A síndrome do Transtorno Afetivo Sazonal também é eficazmente tratada com o auxilio da luz em Led, proporcionando melhora significativa no humor e regulação do ciclo circadiano. Leia mais sobre o assunto AQUI
-Pesquisas no mal de Alzheimer
Liderados pelo MIT, pesquisadores descobriram que luzes Led estroboscópicas junto a um som emitido com zumbido baixo, podem ser usadas para recriar ondas cerebrais perdidas no mal de Alzheimer. Testes foram feitos em camundongos manipulados para simular um comportamento semelhante aos humanos. A luz e o som artificiais foram induzidos nos animais para acionar neles as suas próprias ondas cerebrais e assim, ajudar a combater a doença. A técnica ainda não foi clinicamente testada em humanos - ondas cerebrais funcionam de forma diferente em humanos e ratos. Mas, se puderem ser replicados em pessoas, podem se tornar uma maneira barata e livre de drogas para tratar esta forma comum de demência.
-Combate ao câncer
Um dispositivo implantável mantido no corpo por nanofolhas bioadesivas foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Waseda, no Japão para ajudar a frear o crescimento do câncer em camundongos. Ele consiste em um chip de Led sem fio alimentado por NFC  (tecnologia de pagamento móvel como a Apple Pay) e mostrou ser capaz de efetivamente encolher os tumores nos animais com o uso da fotodinâmica - terapia que exige que o paciente tome um medicamento que torne determinadas células vulneráveis ​​à luz. A técnica se tornar-se realmente eficaz e segura, poderá ser usada para tratar tumores no cérebro e pâncreas, órgãos onde cirurgias ou radioterapia causam danos aos tecidos, nervos e vasos sanguíneos saudáveis ​​ao seu redor.

As mentirinhas e Fake News...

De tempos em tempos, corre sempre na internet uma ou outra falsa notícia de que a luz em Led faz mal para a saúde. O dermatologista do Hospital Albert Einstein, Dr. Beni Grinblat desmonta este mito, afirmando:

"Se estamos falando das lâmpadas que estamos colocando em casa, não tem problema nenhum. As Lâmpadas mais comuns, que são usadas em residências, são seguras... inclusive pessoas com manchas de pele que naturalmente sofrem mais danos quando expostas a luzes artificiais serão mais afetadas pelas lâmpadas convencionais que as de Led".


ATUALIZAÇÃO EM 26/09/20

PESQUISADORES DESCOBREM ALÍVIO A DORES DE CABEÇA COM A LUZ VERDE



Uma nova pesquisa conduzida pela University of Arizona Health Sciences descobriu que pessoas que sofrem de enxaqueca crônica podem se beneficiar da terapia da luz verde, que reduz a frequência e a intensidade destas dores e melhora a qualidade de vida do paciente.

"Este é o primeiro estudo clínico a avaliar a exposição à luz verde como uma potencial terapia preventiva para pacientes com enxaqueca",
disse Mohab Ibrahim, professor associado do Arizona College of Medicine e líder do estudo.


Durante a pesquisa, os pacientes foram:
- expostos à luz branca por uma a duas horas por dia durante 10 semanas
- pós um intervalo de duas semanas, eles foram expostos à luz verde por 10 semanas
- eles responderam a pesquisas e questionários regulares para rastrear o número de dores de cabeça que experimentaram e a intensidade dessas dores de cabeça, bem como medidas de qualidade de vida, como a capacidade de sair, permanecer dormindo ou ir trabalhar.

Neste processo, os pesquisadores notaram que:
- a exposição à luz verde reduziu o número de dias de dor de cabeça por mês em uma média de cerca de 60%
- a maioria dos participantes do estudo - 86% dos pacientes com enxaqueca episódica e 63% dos pacientes com enxaqueca crônica - relatou uma redução de mais de 50% nos dias de dor de cabeça por mês
- a enxaqueca episódica perdura por até 14 dias de dor de cabeça num mês, enquanto a enxaqueca crônica vai de 15 dias ou mais com dor de cabeça num mês

O Dr. Ibrahim e o co-autor Amol Patwardhan estudam os efeitos da exposição à luz verde há vários anos. Este estudo clínico inicial incluiu 29 pessoas, todas as quais tiveram enxaqueca episódica ou crônica e falharam com várias terapias tradicionais, como medicamentos orais e injeções de Botox.

No teste, a luz verde é considerada uma droga pelos pesquisadores e eles a abordaram com:
- intensidade certa
- frequência certa
- tempo de exposição certo e
- métodos de exposição certos

Uma vez que a luz em Led é barata e acessível comparada a outros tratamentos médicos, os pesquisadores a consideraram uma boa alternativa para todos que sofrem com fortes dores de cabeça.

No mercado nacional, existem equipamentos em Led que emitem a luz verde, como alguns refletores de baixa potência (10W) e fitas Led RGBs (multicoloridas) e ainda, lâmpadas inteligentes que podem acionar uma cena de terapia alternativa quando por exemplo você pedir para a Alexa, Siri ou Google Home: "Dor de cabeça" - neste momento, o ambiente que você definiu para esta cena acenderá automaticamente a Luz em Led num tom esverdeado, que durará o tempo configurado no aplicativo (1 a 2 horas diárias durante 10 semanas seguidas, segundo o estudo). Importante ressaltar aqui que não se trata de um remédio para alívio imediato mas sim, um tratamento cromoterápico alternativo com embasamento científico comprovado. Também não é aconselhável fitar o olhar diretamente na fonte de luz Led verde (principalmente no caso dos refletores), sob risco de ocorrer uma fadiga ocular: poupe sempre a sua visão e as de outras pessoas usando qualquer fonte emissora de Luz em Led de maneira indireta!

O artigo "Avaliação da exposição à luz verde na frequência da cefaléia e na qualidade de vida em pacientes com enxaqueca: Um ensaio clínico cruzado preliminar", foi publicado online pela Cephalalgia, um jornal da International Headache Society. Você pode acompanhar AQUI.

CONCLUSÃO

Como tudo na vida, menos é sempre mais. E, se tratando da iluminação artificial em Led, este "menos" ainda tem que vir sempre acompanhado de um projeto luminotécnico irretocável, realizado por um profissional especializado e profundo conhecedor do equipamento em Led a ser especificado. Só assim, a "Função da Luz" estará perfeitamente sincronizada com a sua saúde pois, já pensou você, sua família ou funcionários estarem sob o efeito de uma iluminação inadequada durante 10, 15, 20 anos? Porque, este será tempo de vida útil de um bom equipamento em Led instalado em sua casa ou empresa. Mais do que garantir o seu investimento, a Codlux® também se preocupa com sua saúde ao desenvolver o seu projeto de iluminação em Led! Pense a respeito.

codlux.com/contato


Robson Giro,
especial para a Codlux® - Luz em Led


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

Fontes: Negócios Estética, Folha de São Paulo, Magazine 10, Tairis, Supplement Police, Olhar Digital, Revista Exame, Hypescience, Science Alert, Digital Trends, LEDinside 

Baixe o arquivo em PDF desta postagem: 

LEIA TAMBÉM
Coronavírus

Cuidados importantes e os produtos Led que já existem para prevenção


Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
Varíola dos Macacos e o LED UV-C
Proteção eficaz?
Escritório, Home Office e a Iluminação em Led 

A COVID-19 mudará os escritórios para sempre? 
A Iluminação CÉU AZUL está chegando!

Saiba mais sobre os equipamentos lançados para esta nova tendência no Lighting
Cérebro

O efeito do Led em nosso órgão
O Led e seu Bebê

Saiba como aplicar!
Crianças

As dicas na iluminação em Led 
Volta às Aulas Codlux®

A importância da luz correta no ensino 
O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados
Criação animal com Led

Que lição ela pode nos ensinar?
S.A.D.

Saiba o que é o Transtorno Afetivo Sazonal
'Codlux® Explica' de Inverno

Saiba mais sobre o Led na estação!
Insetos

Eles não gostam de Led! 
Led: quando a desinformação vira Fake News!

No ano em que as fake news foram destaque, nem o Led ficou de fora da desinformação. A Codlux® ajudou você a entender melhor todas as mentiras contadas sobre a Iluminação em Led, disseminadas de maneira irresponsável em 2019 

Acompanhe o marcador 
 SAÚDE CODLUX®
e leia absolutamente tudo o que foi postado sobre a relação do Led com os seres vivos! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.