Pular para o conteúdo principal

LED no paisagismo: respeite o VERDE!


Olá!😃

Sexta-feira dia 27 de Maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica.

E, na quarta-feira dia 1º de Junho é iniciada a Semana Mundial do Meio Ambiente, a qual também celebramos: 

-dia 02 de Junho: Dia Mundial da Bicicleta
-dia 05 de Junho: Dia Nacional da Reciclagem
-dia 08 de Junho: Dia Mundial dos Oceanos
-dia 17 de Junho: Dia Mundial de Combate a Desertificação

Em comemoração a estas datas tão importantes, a Codlux® preparou para você este repost super especial - na verdade, um UP! - aqui no Blog que destacará a importância da iluminação em LED no paisagismo do seu projeto de iluminação.

São dicas valiosas de produtos e instalações, fáceis de se aplicar para que você também faça o melhor uso do LED em benefício do seu habitat - e com muita harmonia no verde! 

Vamos lá? 

EM PRIMEIRO LUGAR

O LED faz mal as plantas? A resposta é não! Definitivamente, não. O LED beneficia inclusive o crescimento, a floração e a frutificação no reino plantae (ou, antigo reino vegetal). O LED não queima as folhas nem resseca o caule por ser uma luz de emissão literalmente fria. Logo, mesmo que uma flor encoste por exemplo 24 horas seguidas em uma lâmpada LED de 3W, demoraria semanas até que algum tipo de de ressecamento aparecesse. 



O LED atualmente também é usado para o cultivo de frutas, verduras e legumes nas chamadas "fazendas verticais". Com o auxílio da tecnologia, muita água, nutrientes, ventilação/temperatura adequadas e uma específica luz em LED desenvolvida para a produção de alimentos, as fazendas verticais crescem num ritmo alucinante mundo afora. Empresas como a Philips Iluminação (Signify) estão apostando tudo neste segmento, deixando cada vez mais de lado o negócio da iluminação convencional de ambientes e focando nos setores alimentício (leia a respeito AQUI👈) e inteligência artificial - como internet pela luz em LED, o Li-Fi (leia a respeito AQUI👈).

Então podemos dizer que a luz - principalmente a luz artificial em LED - está indo muito além da sua mera função em 'acender alguma coisa': ela hoje produz e conecta a Terra! Mas e o 'LED comum' que você tem em casa? Ele pode também de alguma maneira contribuir para o desenvolvimento e bem estar de nossas plantas? Digamos que, de certa forma sim. Principalmente o LED nas temperaturas de cor em 2000k, 3000k e 6000k (k= kelvin; tom da luz). Observe na tabela abaixo: 
Aqui você vê o espectro de luz se estendendo do 1.000k ao 10.000k. A indústria em geral usa esta tabela (e também a tabela de banda espectral em nanômetros) para definir a correta luz em LED a ser usada: 
-na iluminação de ambientes 
-para matar patógenos como a COVID-19 (LED UV-C)
-na produção de frutas e verduras 
-na produção animal (aves e ovinos)
-para criar equipamentos de alta precisão técnica na engenharia, medicina, espaço, indústria automobilística, etc   

TEMPERATURA DE COR

O LED comum que você tem aí mesmo em sua casa emite uma luz normalmente branca, amarela ou âmbar (alaranjada/avermelhada). Nenhuma destas temperaturas de cor (Kelvin) deixará a sua plantinha doida ao incidir sobre a sua orquídea. Porém, a potência e Kelvin corretos irão deixá-la mais 'viva', mais disposta e até mais animada para florar.

Vamos explicar de modo bem simples os benefícios que o seu LED comum pode proporcionar as plantas - não se trata aqui de uma orientação técnica de cultivo com LED, que exige conhecimentos mais aprofundados -  principalmente para equipamentos específicos como o LED Grow (leia a respeito AQUI👈) etc. 



LED BRANCO (4000K a 6500K) 

Esta temperatura de cor é excelente para fazer com que a planta de dentro de casa faça a fotossíntese com mais eficiência, devido a este espectro de luz ser o que melhor se aproxima da luz do Sol e acionar nela o 'ritmo biológico verde' de forma adequada. Esta faixa de 'luz azul' também influi no teor de clorofila presente na planta, bem como na espessura de suas folhas. Por isso, deve-se tomar cuidado com uma possível superexposição à esta luz azul, que pode prejudicar o crescimento de certas espécies.  



O LED em 6000k nas áreas externas tem a sua ótima e insuperável função na segurança: não há quem se assuste ao adentrar uma área escura e de repente, se deparar com o acionamento abrupto de um refletor LED branco frio de 100W por exemplo! Nisso, a luz LED em 6000k é realmente imbatível. O único problema aparentemente visível de fato no LED branco frio é a sua má estética! Veja na imagem acima por exemplo o exagero visual que uma luz branca em 6000K provoca nas folhas desta floreira externa. Aqui, foram usados pequeninos (mas potentes) refletores LED em 6000K de 10W, apontados para cima. 



Além deles criarem esta horrorosa 'nata branca' nas belas folhagens, ainda ofuscam a visão do transeunte a noite tornando o que antes era para ser destaque no passeio público, numa experiência realmente desastrosa - tanto na estética quanto na função da luz em LED. 



Portanto, EVITE usar apenas o LED em 6000k no paisagismo! Intercale com iluminação branco fria as áreas que mais precisarem de segurança e, as que merecerem destaque maior no verde, ilumine com LED branco quente em 3000K. Se ainda assim não for possível fazer esta distinção, opte então por usar na iluminação em 6000k sensores de presença, para que ela só acenda com movimentos indevidos (intrusos, animais maiores etc). E deixe a outra iluminação em 3000k no jardim disponível para acender de modo independente a partir de um sensor com fotocélula - que a ligará só quando escurecer. 

LED VERDE

A luz em LED verde tem o poder de 'penetrar' através das copas superiores grossas para apoiar o desenvolvimento das folhas menores na copa inferior. Ela não tem muitas outras virtudes no desenvolvimento das plantas além dessa - ao contrário do LED amarelo ou vermelho por exemplo. Mas a luz em LED verde é muito procurada para criar cenas lúdicas em grandes espaços com jardins ou, em áreas externas com extensas cercas vivas. Observe por exemplo, os diferentes tons de luz incidindo sobre o acesso a este bar em Pinheiros: 

Manhã


Tarde


Noite



Estes espaços ficam realmente mais 'elétricos' com uma luz em LED verde - onde as plantas neste caso são apenas um mero detalhe. O LED verde cria ainda nas plantas uma aparência artificial de 'flores de plástico'. O mesmo podemos dizer em relação a luz em LED RGB, usada neste contexto. Até aqui, nada de mais não é mesmo? O lúdico pode ser de fato a melhor função para a luz em LED verde e luz em LED RGB, visto que esta 'artificialidade neon' ou colorida é muito apreciada em festas, ambiente gamer, feiras, exposições etc. 



O LED verde e o LED RGB são temperaturas de cor que não pecam de modo algum pelo seu excesso mesmo a luz do dia, visto que a sua principal função é destacar, colorir e entreter. Por isso lembre-se: se sua intenção for realçar a beleza natural das plantas a noite, não existe palmeira roxa ou rosa...




LED AMARELO

Já o LED que for do 2700K ao 3500K é essencial as plantas para o crescimento do caule, bem como expansão das folhas. Esta luz em LED 'branco quente' também regula a floração, os períodos de dormência e germinação nas sementes de plantas. E quanto mais 'alaranjada' for a luz em LED branco quente, menor será o tempo que a planta precisará para florescer. As luzes em LED 'amarelo alaranjadas' também produzem folhas bem maiores nas plantas do que nas luzes em LED azuladas (5500k ou acima). 



É também na estética dentro de casa que a luz em LED amarela 3000K se destaca e muito! Sem filtros: aqui mesmo no Showroom Técnico da Codlux® podemos dar um bom exemplo de como a própria luz do Sol em 5500k incidindo sobre nossas plantas, as deixa com um 'aspecto pálido':  


A noite no entanto, quando acendemos nossos spots trilho em 3000k, tudo muda:



A pigmentação do verde 'salta' as nossas vistas! E melhor ainda: caso lhe incomode muito ficar vendo a sua planta amada parecer um 'fantasma' com a luz do Sol, pode acender sem medo a sua iluminação em LED 3000k sobre elas (num evento por exemplo) que tudo bem, estas folhas parecerão menos pálidas, sem prejuízo algum a saúde delas. 


Observe também abaixo outro teste realizado aqui no Showroom Técnico da Codlux®: as folhas desta planta estão sob a incidência de uma luz em LED 6000k. 



Agora, note abaixo as mesmas folhas sob a incidência de uma luz em LED 3000k! 



Elas simplesmente 'acendem', ganham vida e revelam a sua pigmentação natural com a luz em LED na temperatura de cor branco quente 3000K. E nada aqui da temerosa 'nata branca' causada pela luz em LED 6000k, tão pouco o 'aspecto plástico' da luz em LED verde! O LED em 3000k é a temperatura de cor ideal a ser usada por quem ama a sua planta e quer observá-la todos os dias em sua plena exuberância verde/floral. 


EQUIPAMENTOS

Hoje em dia temos diversas opções em equipamentos LED para os jardins externos, internos ou mesmo para os ambientes residenciais/corporativos que tenham muitas plantas. Quando respeitamos o verde com uma especificação de LED correta no projeto de iluminação, a 'vida e diversidade' nos ambientes iluminados saltam aos olhos, contribuindo para a perfeita humanização e bem-estar de todos os usuários e visitantes. 

Vamos ver agora alguns modelos de produtos de iluminação em LED (e suas funções) que você pode aplicar dentro de casa ou no seu jardim externo. 

ESPETO DE JARDIM

Os espetos de jardim são peças de uso externo que podemos colocar em folhagens, arranjos, base de caules, vasos florais e passeios no paisagismo. Eles vêm com proteção IP 65/66 para suportar intempéries (chuva, Sol, frio, vento, poeira). Mas não devem ser instalados em piscinas ou locais que alaguem com facilidade, como no caso de chuvas ininterruptas, vazamentos ou lavagem severa e constante de pisos etc. 



Os espetos de jardim em LED anos atrás vinham em metal e o seu design não era lá muito atraente. Hoje os modelos de espeto LED mais modernos já são produzidos até em termoplástico e com um melhor apelo visual para este tipo de equipamento externo: estão mais bonitos, mais ecológicos e duráveis (modelo acima). 

Os espetos de jardim também ficam muito charmosos em pequenas floreiras devido ao seu tamanho reduzido. 



Abaixo, espetos de jardim especificados em projeto de Marcos Britto para o Hotel Bourbon em São Paulo. 


O pergolado de madeira do Hotel Bourbon também foi iluminado pela Codlux®. 


Outo projeto da Codlux®, especificado por Andre Caixeta usando o espeto de jardim Pictor




A Codlux® possui os mais variados modelos de espetos de jardim nos catálogos físicos de seus suppliers, disponíveis para consulta no Showroom Técnico. Agende a sua visita! 

















SPOT 

Os spots LED são equipamentos que podem vir já com o LED (os chamados spots híbridos) ou, vir apenas com a 'carcaça' para acomodar a lâmpada LED de sua preferência conforme o modelo. Em ambos os casos, os spots LED externos precisam de uma proteção contra intempéries (chuva, Sol, frio, vento, poeira) por motivos mais que óbvios. 



Este modelo de spot abaixo é um belo exemplo de como os spots estão evoluindo muito inteligentemente no paisagismo. Esta peça é um spot LED híbrido com LED em 3000K que inclui uma acolhedora 'cinta' para abraçar a planta com carinho, sem machucá-la e assim iluminar mais de perto tronco e folhagem de sua copa. O cabo longo da peça enrola-se ao tronco e nem pode ser notado direito. Já o foco deste spot é direcional, para regular a posição da luz em LED conforme a necessidade. 



Quando visitamos a FEICON 2022 este ano, vimos este spot externo em formato de espeto que acopla uma lâmpada PAR 20 blindada. Seu bocal do tipo E27 pode também receber outras lâmpadas LED blindadas compatíveis. E a cor branca de carcaça é ideal para integrar-se ao seixo. 


Dentro de casa ou da empresa, os spots trilho LED (também híbridos ou convencionais para lâmpadas) dão muito destaque as plantas e folhagens no design de interiores. Mas, também aqui temos que tomar muito cuidado com a aplicação de sua temperatura de cor correta. 

Observe as 'natas' amarelas (3000k) e brancas (6000k) que incidem sobre as cores e texturas no ambiente: 

Neste apartamento do Butantã por exemplo, o projeto de Marcos Britto especificou na mesa que divide cozinha e sala, spots trilho brancos com luz LED em 3000K para direcionar a iluminação 'quente' às flores e frutas. Alcançadas por esta temperatura de cor ideal, elas ficaram ainda mais vivas. 




No design de interiores, os terraços e áreas gourmets também podem fazer uso dos spots trilho para jogar com mais força e charme a sua luz em LED 3000K. Tijolinhos aparentes por exemplo 'esquentam' melhor com o branco quente. Abaixo, o espaço café do Showroom Técnico da Codlux®, iluminado por spots trilho. 



Da mesma maneira que a parede de tijolinhos, a divisória abaixo junto ao belo vaso com folhagens tem spots de embutir em 3000K para realçar de verdade tanto a madeira quanto o verde neste escritório de advocacia. A especificação luminotécnica ficou a cargo de Marcos Britto




O tom de temperatura de cor em 4000K no apartamento de uma de nossas arquitetas parceiras tanto suaviza o calor de um 3000K quanto evita a 'nata branca' de um 6000K. É uma temperatura de luz neutra que também é benvinda ao verde, dependendo do projeto. 




Arandelas do tipo spot e com o seu foco voltado exclusivamente ao verde formam uma dupla perfeita no refinamento de interiores! 



Spots trilho usados como mini trilhos no teto ou como arandelas no seu jardim interno: esta, é uma excelente dica para você que deseja estilizar o seu espaço verde coberto da chuva com os mesmos equipamentos trilho instalados nos outros espaços de sua casa e empresa. Principalmente aqueles ambientes com design industrial. 


Estes adaptadores encaixam a maioria dos spots para trilho eletrificado a venda no mercado, em suas diversas potências e temperaturas de cor - inclusive os spots trilho para lâmpadas (aqueles que não acompanham o LED). 



Dependendo do seu gosto, você pode usá-los como um mini trilho no teto para que ele fique discreto ao iluminar sua planta ou,  



como uma mini arandela delicada na parede de tijolinhos que aponte para as flores, o vaso de plantas, os arranjos ornamentais etc. Use como quiser que fica vai muito show! Só se atente a não instalar em áreas que peguem chuva. 


RING LIGHT 

As plantas no Home Office criam mais leveza na estação de trabalho, pois:
- dão um toque na decoração e deixam a rotina mais prazerosa, agradável e sem muito estresse
- em delicados vasinhos, as plantas levam um pouco da natureza ao ambiente de trabalho
- iluminadas com uma luz LED em 3000K as plantas realmente se tornam 'companheiras vivas' da sua boa rotina.
 



Imagem: projeto Codlux® em apartamento no Butantã com destaque para a Ring Light Codlux®👈

As amadas ring lights em LED adquiridas por funcionários que trabalham há quase dois anos em casa, lança um brilho uniforme em seus rostos nas chamadas de video. Estas luzes também podem auxiliar muito no trato e destaque de suas plantas por geralmente, oferecerem luz branca fria em 6000k e branca quente em 3000k. Então, caso você possua em casa uma ring light parada que ofereça a temperatura de cor em 3000K, além de usá-la eventualmente na sua maquiagem, provador de roupa e iluminação relaxante, poderá ainda destacar e muito a cor de suas folhagens e flores nos ambientes, contribuindo de quebra para o seu bom desenvolvimento. 







A Codlux® possui a venda sua Ring Light circular convencional em 3000k de uso interno e também, a versão com o Refletor URSA Light👈, um modelo excelente para as áreas verdes externas que peguem chuva - como numa festa ou evento por exemplo. 



Com este equipamento externo LED o seu jardim a noite ficará bem mais destacado com a melhor temperatura de cor ou, em suas festas e eventos, contará com o melhor colorido e efeitos possíveis já que também pode-se optar a troca do refletor por um modelo em RGB. E faça chuva ou faça luar, você não precisará se preocupar se ele molhar! 

ARANDELA, TARTARUGA E BALIZADOR  

Usadas para iluminar ou apenas destacar paredes, texturas e acabamentos nos jardins externos, as arandelas híbridas (que já vem com o LED) são uma boa opção no paisagismo por também marcarem a luz no alvo com fachos lineares abertos ou estreitos, dando muita personalidade na visão geral do projeto paisagístico. 

As charmosas 'tartarugas' LED têm este nome devido ao seu formato abaloado que lembra o casco do animal. Normalmente elas são blindadas contra intempéries e podem ser aplicadas nas saídas das garagens ou nas paredes laterais junto ao passeio do jardim externo. 



Já os balizadores em LED são na verdade 'mini postes' com diversos formatos que, não só iluminam o verde como também criam uma 'cerca baixa' de luz que define os limites de acesso ao jardim externo, protegendo as plantas mais delicadas. 



Os novos modelos de balizadores LED articulados ganharam mais opções de formatos, cores e acabamentos. 



O balizador externo Crissa da Codlux® é bastante procurado e tem versão pedestal e versão espeto. 



Uma pequenina e potente lâmpada LED halopin G9 é acoplada em ambos os modelos do balizador externo Crissa para poder oferecer luz suave e bem protegida da chuva. 


Abaixo, arandelas externas instaladas em projeto de Marcos Britto a um apartamento térreo no bairro Pompéia, São Paulo. 


No mesmo projeto, foram também instalados internamente spots trilho para destacar o teto de madeira. 


Neste outro projeto de Marcos Britto para um condomínio de apartamentos em São Paulo, a área externa de churrasqueira é atendida por arandelas em 3000K que realçam o verde tanto na vegetação quanto na parede. 


À noite, a função de auxílio a iluminação e segurança no jardim externo também são aplicadas eficientemente. 


Este é um sofisticado balizador externo de jardim para parede, especificado em projeto de Marcos Britto para o restaurante Josefina em São Paulo. 




Ele se parece com uma 'arandela avançada' e foi usado destacar o jardim vertical externo do restaurante. 



O longo braço inclui na ponta um spot hibrido articulado com luz LED em 3000K que a noite, deixa as folhagens e flores muito mais vividas. 



Os suppliers da Codlux® contam com os mais sofisticados modelos de balizadores em LED para uso externo, como podemos ver logo abaixo:  






ESTILO COLONIAL 

Balizadores e arandelas coloniais em LED foram o destaque na FEICON 2022, que a Codlux® visitou no final de Março. Muitos outros belos modelos de balizadores com acabamento impecável também chamaram muito a nossa atenção, por se mostrarem os ideais nos projetos paisagísticos mais elaborados e de alto padrão. 






Um antigo pendente colonial tinha anos atrás não só a sua 'aparência pesada' como de fato, era mesmo literalmente um equipamento bem pesado. Hoje com a tecnologia avançada do termoplástico injetado podemos encontrar modelos mais modernos, leves e resistentes. Como este pendente tipo colonial todo feito em termoplástico, inclusive na sua corrente. 

Em seu interior é então colocada uma lâmpada LED de 7W ou 9W do tipo E27, que fica protegida das intempéries. O pendente possui ainda proteção UV para resistir melhor as ações do tempo, tornando-o excelente para extensos jardins externos. 

REFLETOR  

Os refletores em LED são usados desde sempre nas áreas externas pelo seu alto índice de proteção contra intempéries (chuva, Sol, frio, vento, poeira). Antigamente eles eram peças mais pesadas e de design brutalista, como o modelo abaixo de 10W.  


Curiosamente falando deste mesmo modelo citado na imagem, ele é uma peça de 2014 instalada na casa de um dos diretores da Codlux® e deixado até hoje exatamente assim mesmo como está na segunda imagem: suporte torto, parafusos enferrujados, pintura desgastada e... FUNCIONANDO! Sim! Este refletor e mais 3 iguais acendem diariamente há 8 anos com Sol e chuva, sem queimar ou falhar (efeito flicker, que pisca o LED). É uma verdadeira prova da robustez e durabilidade deste tipo de equipamento quando bem instalado na rede adequada. 

Hoje em 2022 os refletores LED diminuíram drasticamente o seu tamanho e espessura, aumentando porém a sua eficiência e luminosidade. 



Este modelo de refletor LED RGB abaixo de 20W consegue ser ainda menor do que o antigo refletor comum de 10W!



Já o pequeníssimo modelo abaixo de 20W nós também encontramos na FEICON 2022. 



Também na FEICON 2022 encontramos estes minúsculos refletores RGB de 10W, que ficam uma graça em qualquer paisagismo! 



A titulo de comparação, os refletores LED de 'antigamente' eram enormes perto dos de hoje. Modelos RGBs por exemplo não eram tão pequeninos como os da imagem acima: olhe só o tamanho deste refletor em 100W RGB cinza, muito comum em 2013: 



O mesmo acontecia com antigos refletores de outras potências e temperaturas de cor: 



Hoje, a Codlux® tem a disposição para venda os novíssimos refletores em LED RGB para uso em jardins com potências reais de até 200W, no formato slim moderno e carcaça na cor branca - o máximo do design para este tipo de equipamento externo! 



Nas mãos de Marcos Britto: veja algumas das cores emitidas pelo equipamento de 200W quando ele iluminar o seu jardim, área de piscina ou mesmo as festas e eventos.  


Abaixo, você vê 2 antigos refletores LED em 6000k de 20W, instalados em 2016 num bar da baixada santista. 



3 anos depois: dois refletores LED de 30W cada porém menores, instalados em 2017 na Codlux®. 


Abaixo, você vê um refletor LED em 6000k de 100W, instalado no estacionamento ao lado da Codlux® (também em 2017). Uma peça grande porém, um pouco mais leve que um antigo modelo de 2013/2014. Mas mesmo assim ainda grande, se comparado hoje a...



... este moderno modelo de refletor LED com 400W de potência, encontrado por nós na FEICON 2022! 



Ele tem o corpo só um pouco maior que os antigos modelos convencionais de 100W porém, é totalmente automatizado via software proprietário ou por uma mesa DMX.  

A Codlux® disponibiliza para venda a sua linha de refletores URSA DESIGN👈: equipamentos LED dos mais diversos suppliers e extraordinariamente poderosos, de design agradável e que encaixam bem em qualquer especificação.


Instalados da maneira adequada, dão um ar moderno e sofisticado as áreas e alvos tanto internos quanto externos. Podem molhar e ficam ótimos em todos os tipos de jardins! 

RIBALTA 

As poderosas ribaltas em LED são peças para iluminação de longo alcance, usadas externamente em fachadas, paredões comerciais etc. 


Os modelos em RGB são também os preferidos em locais como eventos, academias e clubes. 



No paisagismo, as poderosas ribaltas em LED servem para 'lavar' com um efeito 'wall washer' aquela alta cerca viva ou, os enormes jardins verticais. 



As potências das atuais ribaltas em LED podem alcançar facilmente hoje os 200W reais. 



EMBUTIDO DE PISO

Os embutidos de piso em LED há 8 anos atrás eram enormes, pesados e mais frágeis que os atuais modelos. Para se ter uma ideia, o da imagem abaixo tinha meros 3W de potência e iluminava pouco.  



Um antigo modelo de 18W, maior.  



Note agora a enorme diferença: o modelo usado no projeto da Codlux® para o deck de madeira do Hotel Bourbon em São Paulo, tem os mesmos 3W do modelo pesadão citado acima. Mas é infinitamente menor! 




A colocação deste tipo de equipamento requer um profissional instalador realmente especializado para que não haja infiltração indevida de água no interior do produto - o que acarretaria em queima do embutido de solo. 



Abaixo, alguns modelos de embutido de solo mais atuais. 



O design dos embutidos de solo estão ficando a cada ano mais sofisticados, com ângulos de abertura flexíveis e alta resistência a intempéries. Isto dá um refinamento ao paisagismo que integra todo o projeto luminotécnico ao verde! 



A Codlux® disponibiliza para venda balizadores de solo LED em diversos tamanhos e potências. O modelo Intelligent LED por exemplo, vem em 3000k com 1W de potência, funcionando em modo bivolt (110-220v), proteção IP 65 e com o seu corpo em alumínio e polímero - tudo isso medindo apenas Ø3,1X4,1cm. Discreto, resistente, pontual e muito indicado no passeio do seu jardim, decks de madeira e escadas. 


FITA LED COM CANALETA SCUTUM

As fitas em LED são produtos que, por natureza, abominam umidade severa e água! Principalmente se o LED (diodos) estiver aparente. 

Algumas fitas em LED vêm com uma espessa camada de silicone que, inadvertidamente, algumas pessoas acreditam servir para protegê-las da água. Não! Esta camada de silicone encontrada em algumas fitas em LED é acrescentada para proteger os diodos da poeira e também da umidade que possa gerar possível condensação (micro gotículas). Se isto ocorrer, é só limpar/secar a fita em LED com um pano macio. Só que, se esta camada extra de silicone for de má qualidade, pode provocar na fita em LED um aquecimento prematuro que, ao longo do tempo, diminuirá a sua vida útil e ainda a deixará amarelada, mudando completamente então a luz original antes emitida se esta for um branco frio em 6000k por exemplo!

A Codlux® tem a disposição para venda fitas em LED com silicone de altíssima qualidade e garantia dos melhores suppliers, como o modelo abaixo: 


Hoje em dia poucas fitas em LED são realmente de altíssima qualidade para serem instaladas diretamente no paisagismo e iluminar bem, suportando ainda todas as variações de clima que as certificações IP (índice de proteção) 66, 65 e 67 exigem. São produtos importados, caros e sem assistência e garantia local. 



Uma boa opção de proteção para fitas em LED a serem instaladas em jardins externos são por exemplo as excelentes canaletas Scutum da Codlux®. 


No projeto logo abaixo feito por Andre Caixeta a um cliente de Itapecerica da Serra, São Paulo, as canaletas Scutum da Codlux® foram usadas para balizar os degraus e bancos de madeira no paisagismo. 




Instaladas da maneira correta e assim livres da eventual ação de intempéries, as fitas em LED com canaletas Scutum da Codlux® embelezaram o tom da madeira a noite e ainda proporcionaram a segurança necessária do projeto, ficando ainda bem protegidas da ação do tempo. 



A Codlux® disponibiliza para venda diversos tipos de perfis para fitas LED, que podem também ser usados externamente no paisagismo; inclusive perfis flexíveis, como o modelo abaixo:   


LÂMPADA   

A luz em LED foi realmente feita para as flores e para as plantas! Até mesmo para aquelas dentro de casa. O principal benefício facilmente observado nas lâmpadas é a luz fria do LED, que não queima as folhas ou pétalas.



Lâmpadas LED em 3000K do tipo PAR 20 por exemplo, são tão 'frias' que delicadas plantas e flores puderam se colocadas logo abaixo delas no balcão de um bar aqui em Pinheiros, São Paulo - destacando ainda mais seu charme e sua cor. Observe o efeito que a luz de uma lâmpada LED PAR 20 de 9,5W criou na bela orquídea abaixo.  
 


Uma pimenteira também se deu muito bem com a luz em 3000K desta mesma lâmpada LED PAR 20. E a lâmpada não está nem a 30 cm de distância do vaso. 



Os pratos, salgados e drinks do bar ficaram ainda visualmente bem mais 'apetitosos' com a luz LED em 3000K das lâmpadas PAR 20 incidindo sobre eles. Outra vantagem: os alimentos não ressecam e as bebidas, não degelam facilmente.





2016: os supermercados entendem a mensagem

Esta imagem abaixo é de nosso diretor Marcos Britto em 2016, numa unidade do hipermercado Carrefour em São Paulo (capital) no mês de Maio. Ficamos na época empolgados em ver como a empresa usou acertadamente spots em tom 3000k para destacar os setores de frutas e verduras, padaria etc. 



Também verificamos naquele ano que o outrora Extra Hipermercados (hoje BIG) fazia a mesma coisa em suas lojas, inclusive no setor têxtil, caracterizado por muita cor nos produtos de vestuário. 



Hoje, 2022: a implantação desta nova iluminação deu tão certo que, está presente em todas as grandes lojas do grupo Carrefour na cidade. 



Os tomates lhe parecerão agora sempre maravilhosos com esta luz tão quente e brilhante incidindo sobre eles. 



O mesmo acontece com as batatas!



Apesar de serem um modelo de design antigo, estes potentes spots LED são pendurados em perfilados e remetem a modernos spots trilho - o que na verdade, não são. Passados mais de 6 anos da instalação, sua força e brilho continuam eficientes tanto na função de auxílio a iluminação quanto no respeito ao IRC (índice de reprodução de cor) correto para as frutas, verduras e legumes no hipermercado. 


Em sua casa ou empresa o mesmo deve ocorrer não só com as plantas, flores e vegetação expostas de modo geral mas também, no visual da apresentação dos alimentos. A aplicação da luz LED em 3000k pode ser usada numa sala de jantar, mesa ou balcão de uma cozinha americana ou salão de vendas do seu negócio para deixar os pratos mais apetitosos e até, no cockpit ao preparar-se as refeições com uma fiel observação/inspeção na qualidade dos insumos a serem usados por exemplo. 

Os famosinhos festões em LED

Também para área externa de jardins, paisagismo ou festas e eventos, as lâmpadas LED ficam muito charmosas quando aplicadas nos chamados 'festões". Eles nada mais são do que cordões de fios elétricos com soquetes normalmente do tipo E27 que acoplam lâmpadas (LED ou não) mini bulbos difusas ou mini lâmpadas filamento. 



Os festões a princípio podem sim ficar expostos a intempéries como outros equipamentos tecnológicos impermeáveis - caixas acústicas, tvs LED modernas etc. 



A questão é saber se, tanto as lâmpadas quanto o cordão que a serem usados para formar o festão serão eficientemente blindados contra chuva.


Isto é necessário para evitar acidentes: choques elétricos, explosões de lâmpadas, incêndios de fiação etc. O choque térmico por exemplo, era algo muito comum que acontecia nas antigas lâmpadas incandescentes. Por elas esquentarem muito, ao serem instaladas na parte externa e tomar chuva ou mesmo ficarem expostas ao rígido frio do inverno, explodiam facilmente. Com a lâmpada LED isto não ocorre, mas demais riscos de acidentes podem acontecer numa especificação ou instalação mal feitas. 


A Codlux® disponibiliza para venda modelos altamente seguros de festão com soquete E27 e IP65, como o da imagem abaixo: 
Ele é construído em termoplástico resistente e totalmente vedado nas conexões para fornecer um alto índice de proteção às intempéries como chuva. Suporta até 500W de lâmpadas conectadas. 

Já dentro de casa, outros modelos de lâmpadas LED além das PAR 20 podem ser usadas internamente bem próximas a suas plantas e flores sem problemas, dependendo claro da potência. O ideal é que estas lâmpadas LED muito baixas ou rente ao verde não passem dos 30W reais. Agora, se as lâmpadas LED acima de 30W estiverem instaladas diretamente no teto, tudo bem com a sua flor ou plantinha. 



Um claro exemplo do que estamos falando aqui é este belíssimo pendente com LED integrado de 9W. Ele acomoda um vasinho para o alecrim, planta delicada porém resistente e que não gosta de umidade severa - mas adora muita luz! 


A Codlux® disponibiliza para venda os mais variados modelos de lâmpadas LED nos catálogos de seus suppliers, acessíveis para consulta no Showroom Técnico. Agende sua visita. 




EVENTOS: O LED NO PAISAGISMO

Vamos ver agora as melhores sugestões de iluminação no VERDE apresentadas em eventos que a Codlux® participou, visitou ou divulgou para que você também possa se inspirar no projeto de seu jardim. 

-CASACOR SP 2021

INTERIORES 


















EXTERIORES









































-EXPO CONSTRUÇÃO OFFSITE 2021

EXTERIORES











-PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS 
Os melhores projetos vencedores do mundo e o seu destaque no VERDE!

INTERIORES

LIGHTING DESIGN AWARDS 2022

Financial Institution
São Paulo, Brasil


EXTERIORES 

LUMENS AWARDS 2022 

Little Island
New York, NY


Winter Visual Arts Center
Lancaster, PA


Terra–The Sustainability Pavilion
Dubai, Emirados Árabes Unidos


39º PRÊMIO ANUAL DA IALD

Guan Yue Ta
Longyan, China


Igreja Mei Li Zhou
Hangzhou, China


David Rubenstein Forum
Chicago, USA 


Guangming Culture
Shenzhen, China

Four Seasons Bangkok
Bangkok, Tailândia



Human Transit
Dongguan, China 



LIGHTING DESIGN AWARDS 2022

White Mountain Club House
Xuanwu, China


Rizhao Science Museum
Rizhao, China


Tianan 1000 Trees
Xangai, China



RH Yountville Restaurant 
Napa Valley CA, USA






MAIS DICAS PARA ILUMINAÇÃO EM LED NOS JARDINS EXTERNOS 

Benefícios da luz em LED as plantas dentro ou fora de casa 


1-) Economiza energia
A iluminação em LED ajuda a diminuir bem a conta de luz usada para acender o seu jardim pois, estes equipamentos utilizam cerca de 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas fluorescentes, 75% menos que as lâmpadas halógenas e 90% menos que as lâmpadas incandescentes. 


2-) Maior ciclo de acendimento
O LED pode ter o seu funcionamento estendido por muito mais tempo a noite, mantendo sempre a mesma potência luminosa sem oscilações. Isto é uma grande vantagem no verão por exemplo, onde passamos horas e horas nos refrescando a noite na casa de praia ou de campo. 


3-) Durabilidade 
Equipamentos em LED podem facilmente durar mais de 10 anos sem apresentar defeitos graves no seu acendimento. Serão anos iluminando o seu jardim com a eficiência energética única do LED.


4-) Segurança
Quando sair de sua casa na cidade grande para as férias em família, a forte iluminação externa em LED instalada no seu jardim inibirá os intrusos de invadirem a sua residência ou empresa.


5-) Temporizador
Você poderá acender ou desligar o LED de seu jardim sempre que precisar estar fora de casa. Equipamentos em LED são compatíveis com os principais timers do mercado. É só programar e relaxar. 


6-) Sensor 
O uso de sensores de presença também é aceito nos equipamentos em LED. Quando o sensor acusar algum movimento no seu jardim, a fortíssima luz do LED acenderá para surpreender estranhos, curiosos e animais indesejados. 


7-) Visibilidade 
Nos desníveis do piso externo em jardins, balizadores em LED instalados no passeio e escadas melhoram a visão noturna do usuário e evitam possíveis acidentes graves. 


8-) Piscinas
A segurança das crianças e pessoas idosas a beira das piscinas ou barrancos em jardins será mais reforçada com a iluminação em LED: além de ir fundo nos equipamentos aquáticos, ela alerta sobre obstáculos e ainda decora tudo no uso de equipamentos multicoloridos em RGB. 


9-) Paisagismo
Os detalhes decorativos no jardim de sua casa ficam mais deslumbrantes a noite com a iluminação em LED incidindo sobre as folhagens, copa das árvores,  passeios e outras texturas. 


10-) Aquecimento 
O LED não esquenta as plantas do seu jardim! As plantas e flores adoram o LED. Use e abuse da sua correta aplicação para animá-las e também, protegê-las do calor gerado por uma iluminação convencional - que as desidrataria e queimaria.  


11-) Party!!
O LED faz a sua festa durar a noite toda! Embutidos de piso instalados discretamente em grades, escadas e decks além de iluminarem os pontos cegos e escuros, garantem um certo relaxamento para que a diversão continue realmente bem madrugada a fora, sem outras preocupações com a segurança. Os refletores e ribaltas coloridas em LED também completam os efeitos luminosos da Party com muita cor e estilo. 

12-) Desvende o controle remoto do seu RGB comum:  
13-) Insetos 
Nós também já havíamos publicado no Blog da Codlux® em 2018 matéria explicando sobre os benefícios da iluminação em LED para a saúde humana, por ela afastar pernilongos e outros insetos nos ambientes. Pois bem. 

Eis que em Outubro de 2021 um estudo publicado na revista Science Advances comprovou exatamente isso: as lâmpadas LED são mais nocivas a insetos que as tradicionais lâmpadas de sódio. Para ler a respeito ou relembrar as nossas dicas, acesse AQUI👈

14-) Furto no LED 
Reveja também as boas dicas para dificultar a vida de quem rouba equipamentos em LED instalados nas áreas externas. Clique AQUI👈 ou na imagem: 



O VERDE MUDANDO AS NOSSAS VIDAS! 

As instantâneas Florestas de Bolso

Num mundo onde a preocupação com a Natureza é cada dia mais gritante, dar ao verde a devida importância até mesmo nos pequeninos detalhes em nossas vidas faz com que a consciência e posterior ativismo coletivo despertem aos poucos na defesa a biodiversidade. Ações neste sentido são vistas em todos os lugares, inclusive aqueles muito perto de nós! É só ficarmos mais atentos ao nosso 'olhar'.



Aqui no Largo da Batata em Pinheiros, cidade de São Paulo, o movimento "Floresta de Bolso" criou em Maio de 2017 a primeira micro floresta da região (leia a postagem AQUI👈).



Sete meses depois,  uma extensão da floresta foi criada bem ao lado, batizando então todo o espaço como Largo das Araucárias (detalhes AQUI👈). Um ano depois de tudo plantado, a Floresta de Bolso já estava ASSIM👈!  

Viu como era antes a Floresta de Bolso? Pois se ela nos encantava quando nova, imagine agora em Maio de 2022, que ela já está assim: 


 

Todo o projeto contou com a imensa colaboração do arquiteto Ricardo Cardim
A Codlux® acompanhou tudo de perto com seus um posts dedicados AQUI👈 no Blog. Hoje em 2022 como vimos nas imagens acima, a Floresta de Bolso do Largo da Batata está simplesmente maravilhosa, parecendo até ter sido sempre assim, deste mesmo jeito. Mas não! 



O que havia antes no espaço era abandono, lixo e degradação. As Florestas de Bolso de Ricardo Cardim espalham-se hoje por ruas, avenidas, margens de rios e empreendimentos privados na cidade de São Paulo. O que impressiona neste tipo de ação bem sucedida é a 'chocante rapidez' no crescimento destes reflorestamentos em 'pedaços' tão desprezados da gigantesca metrópole de São Paulo, fazendo-nos então pensar agora que estas florestas sempre estiveram nos espaços naturalmente revitalizados. 

E, foi pensando neste 'sempre esteve aí' que a Codlux® teve a ideia de voltar o seu olhar também para as árvores próximas do nosso dia a dia. Desta vez, escolhemos as Árvores da Rua Cardeal Arcoverde na 'Baixa Cardeal' - espaço da via que compreende a praça do Metro Faria Lima (Linha 4 Amarela) e o Shopping Eldorado. 



"Quantas árvores tem na sua rua?" era a pergunta que a Codlux® fazia em Março de 2019 a seus leitores AQUI👈 no Blog: 

"Você realmente se importa com o verde de sua comunidade? Então diga ao menos quantas árvores tem na rua de sua casa ou empresa. Difícil não é? O pessoal da Codlux® resolveu então saber este ano quantas árvores de fato ainda existem de pé aqui nesta parte da Rua Cardeal Arcoverde em Pinheiros - que eles carinhosamente apelidaram de Baixa Cardeal."

Contamos na época exatas 30 árvores - das pequeninas recém plantadas as gigantescas veteranas da região. Foi um exercício gostoso e gratificante de se fazer! Nós agora realmente as conhecemos e passamos nos importar mais com elas. 

E m 2019 também desafiamos outras ruas próximas da região a contarem as suas árvores.


A badaladíssima Rua Guaicuí (imagem acima) é um point efervescente do Largo da Batata e prontamente respondeu ao nosso desafio em um post no Instagram👈:

"Fomos desafiados pela @cod_lux👈 a contar quantas árvores temos na Guaicuí. São 12. Algumas médias, a maioria pequena ainda... Mas as nossas preferidas são os 2 Ipês roxos, imponentes, que florescem entre junho e agosto e deixam o nosso trecho de 80 metros da rua ainda mais bonito e charmoso".

Também naquele mesmo ano de 2019 a palavra Árvore foi a mais lembrada no mundo: a Amazônia e boa parte da vegetação protegida no Brasil ardiam em chamas como nunca tinha se visto antes. A floresta tropical queimou tanto que, sua fumaça 'chegou' ao estado de São Paulo misturada as nuvens de instabilidade climática no período. Semanas depois destas queimadas a Codlux® chegou a registrar esta triste fumaça na região metropolitana de São Paulo em 19 de Agosto de 2019: através de um video publicado no Instagram da empresa (assista AQUI👈), pensávamos todos que aquela 'repentina escuridão' tratava-se de uma grande tempestade, ao notar que 'a tarde virou noite'. Curiosamente também, 2019 foi o ano em que o Parlamento Europeu decretava oficialmente "Emergência Climática" no seu continente. 

Atitudes simples assim como contar as árvores de nossas ruas e praças contagiam e mudam o mundo! Não podemos infelizmente contar todas as árvores da Amazônia. Mas, podemos sim nos importar com todas elas AGORA. Desafiamos você também: e na sua rua, quantas árvores ainda tem?


Finalizando o nosso giro local aqui pelo bairro de Pinheiros em São Paulo: quem passa agora pelo Largo da Batata e contempla todo o verde aos pés do novíssimo edifício Faria Lima Plaza, nem imagina como era antes esta grande área. 



AQUI nesta imagem podemos ter a ideia do deserto em concreto que assombrava o coletivo do bairro. Hoje tudo mudou e a praça junto ao metrô Faria Lima (Linha 4 Amarela) está a cada ano mais VERDE! Como gostaríamos que todas as regiões degradadas e sem florestas na região metropolitana de São Paulo tivessem este mesmo desempenho!



As polêmicas intervenções externas com LED  

O LED é realmente fascinante e contagiante a noite! A cada ano, mais e mais intervenções com a tecnologia são observadas em todo o mundo, sejam com produtos de iluminação ou com telas de exibição LED gigantescas. No final de Outubro de 2020 publicamos no Blog o especial "10 Anos de intervenções bem legais com o LED!" (leia AQUI👈), onde por terra, água ou mar você pôde ver o LED pulsando e brilhando em toda a sua força e cor. 


Seja num parque japonês transformado em Luz, no campo de luz Sensorio ou em outras experiências que destaquem a Natureza, as intervenções com a luz do LED a noite realmente nos seduzem. 





Porém nos últimos tempos, tem se questionado se de fato todas as intervenções noturnas com iluminação forte e colorida são realmente válidas, pelo fato delas interferirem diretamente na biodiversidade local. Insetos, animais, plantas e microrganismos são comprovadamente afetados por este excesso indiscriminado de luz nos habitats naturais, como: 
- rotas migratórias que cruzam as grandes cidades são prejudicadas pela forte luz em LED nos edifícios 
- tartarugas marinhas deixam de ovular na praia com o excesso de luz em LED  
- ciclos reprodutivos de animais e insetos com hábitos noturnos são interrompidos em estradas com luz em LED exageradas 
- caça noturna e consequente alimentação de espécies animais sofrem colapsos em seus biomas próximos a regiões fortemente acesas com luz em LED 
- o próprio ritmo circadiano humano é prejudicado em indivíduos que trabalham a noite sob efeito de potentes luzes em LED, afetando assim seus ciclos de sono e ocasionando doenças relacionadas e envelhecimento precoce 
- por fim, a troca constante da tecnologia LED por produtos cada dia mais modernos gera um lixo eletrônico muitas vezes não reciclado da maneira correta, poluindo o planeta com metais pesados, plástico e sem nenhum reaproveitamento na cadeia industrial - como seria numa economia circular!

Na Semana Mundial do Meio Ambiente a Codlux® faz outra pergunta para você pensar: o seu LED contribui ou atrapalha a biodiversidade? 

É só um questionamento para trazer à razão a nossa consciência ecológica, assim como contar as árvores de nossas ruas tem o mesmo propósito de exercício simples e lúdico à cidadania. Ilumine bem o seu jardim, o seu projeto paisagístico, o interior de sua casa e de sua empresa: considere sempre um projeto luminotécnico especificado pelo profissional da área especializado na iluminação em LED. Isto evita todo tipo de erros, respeita o seu orçamento, contribui na eficiência energética global e preserva a biodiversidade para as próximas gerações! 

Pequenas ações somadas geram os resultados almejados! 

Pense nisso. E uma excelente Semana Mundial do Meio Ambiente a você e toda a sua família! 

Robson Giro, especial para a Codlux® luz em LED

*Esta publicação foi originalmente criada em 28/04/2017 e atualizada a partir de 04/03/2022.  



Fale com os especialistas: 
codlux.com/contato👈 



Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM
O LED e as Plantas
na produção de alimentos 

O refletor LED evoluiu!
Design fino, elegante e com a mesma potência e proteção

Refletores Ursa Design
Conheça os modelos disponíveis na Codlux® 

Chuva e LED combinam?
Sim e não!

Chase the Dark

A importância do Céu Escuro 

Seu LED aguenta?
Os perigos para o seu equipamento
TERMOPLÁSTICO no LED
Conheça melhor e perca de vez o receio!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.