Pular para o conteúdo principal

"Codlux Explica" de Verão

E estamos no verão brasileiro pessoal! 

O sol já batendo a pino com toda sua luz maravilhosa inundando a nossa Terra e os nossos ambientes.

Uma coisa que devemos nos atentar nesta época quente e extremamente luminosa é para os tipos de cuidados que devemos ter com os nossos equipamentos de iluminação em led.
E as dúvidas são das mais legítimas e compreensíveis:

-Podem tomar sol direto?
-Podem molhar com as chuvas de verão?
-Iluminam bem com este sol forte?

Bem, comecemos pela primeira pergunta: normalmente não.

Equipamentos em led sem uma devida proteção IP65, IP66 ou IP68 não podem ficar direta e prolongadamente expostos ao sol extremo do verão, exatamente como alguns outros aparelhos eletrônicos também não podem.
E estes chamados IPs não simbolizam necessariamente uma proteção irrefutável contra a ação solar mas sim, uma maior defesa as peças caso elas sejam usadas severamente em áreas externas - o que as caracteriza como sendo as mais resistentes a intempéries que as outras peças em led, de uso interno.
Em ambos os casos, a luz emitida pelo led será sempre fria: você pode aproximar a sua mão por exemplo uma lâmpada dicroica em led que ela não te queimará como aconteceria se fosse a uma lâmpada dicroica comum, de potência equivalente (40 a 50W), que joga mais de 50% de todo o calor que gera para frente, junto a luz que produz.
Dicroicas em led direcionam o calor produzido para trás, em seus respectivos dissipadores, livrando os ambientes de ficarem ainda mais quentes no verão.
Mesmo assim o led não está totalmente livre de perigos: em ambientes muito fechados que contenham farta iluminação natural como em áreas amplamente envidraçadas ou com claraboias grandiosas, alguns equipamentos led (certos tipos de lâmpadas por exemplo) que contenham plástico, acrílico ou silicone podem ter a sua vida útil de até 10 anos diminuída devido a exposição por seguidos verões rigorosamente quentes (uma preocupante tendência a cada ano ocasionada pelo aquecimento global).
Considerando novamente que os LEDs não emitem calor em sua luz mas o produzem (devido a energia que consomem através da corrente elétrica), eles utilizam suas carcaças para a dissipação deste calor gerado em seus corpos e, se estes já estiverem aquecidos externamente, terão sua margem de segurança bem abreviada, continuando a funcionar porém no limite muito além do suportável exigido para garantir o bom desempenho do equipamento - comportamento que em luminotécnica denominamos de "TA" (Temperatura de Operação), que pode variar de acordo com o produto e fabricante.

Exemplo: um simples led de 1W pode ter um tempo de vida útil de 60.000 horas operando entre 40 a 50°C e menos de 30.000 horas operando entre 60 e 90°C.
Os LEDs gostam do frio: funcionam de forma ideal se submetidos a um arrefecimento adequado e dificilmente apresentarão problemas em ambientes de boa refrigeração. Uma lâmpada led demora mais tempo a atingir a sua temperatura de funcionamento ideal: cerca de 20 minutos ou mais estando em temperaturas iguais ou inferiores a -20°C.
Equipamentos Led de uso exclusivamente interno devem então estar bem protegidos não só da água/umidade e poeira constantes como também de temperaturas muito elevadas, pois elas comprometem os componentes químicos tanto de seu diodo (parte do led que acende) quanto das suas placas com circuitos e capacitores integrados, ressecando inclusive os plásticos de seu corpo/carcaça e também suas fiações internas (normalmente muito finas).
Veja bem, não é a luz do sol que prejudica o led e sim seu calor excessivo. O led não irá apagar assim de uma hora para outra mas sim sofrerá um estresse desnecessário que reduzirá o seu bom desempenho e funcionamento com o passar do tempo. E este zelo extra com o led em outras estações do ano é bem menos rigoroso, como no inverno por exemplo.
Mudar a posição de um abajur ou luminária que levem lâmpadas led e usar cortinas ou persianas para fazer sombra no ambiente muito quente e abafado (deixando janelas e portas abertas para circulação de ar) nestes horários de forte calor bem típico do verão são boas soluções.
O uso do ar condicionado é viável somente se as temperaturas estiverem absurdamente elevadas e se o seu acionamento justificar-se com pessoas presentes no recinto, pois caso contrário, ligá-lo somente para proteger o Led pode torna-se uma solução nada econômica e perde a razão de ser da eficiência energética proporcionada por este tipo de iluminação.
Já na outra ponta temos as empresas, que via de regra, precisam manter acesas suas vitrines, showroom, expositores, salas, galpões e áreas externas por até 24h, sendo que estes locais podem também estarem expostos diretamente ao sol intenso do verão.
Além de terem que escolher produtos com um alto índice de "TA", elas devem se preocupar com o bom funcionamento da ventilação e resfriamento dos seus ambientes que, normalmente quando em uso justificado, ajudarão a manter a vida do útil equipamento Led.

Segunda questão: Led e as chuvas de verão.

Chuva e led combinam? Equipamentos em led não devem ficar expostos em locais com umidade superior a 60%. Leia tudo a respeito no post que fizemos sobre o assunto, que você pode ser acessar AQUI.

Quanto ao poder de Iluminação do led neste sol forte

Deve-se atentar para possíveis erros de projetos feitos durante o verão, onde o sol despeja no planeta todo o seu poder luminoso até durante a noite - que no Brasil em algumas regiões pode chegar até as 20h00 no horário de verão (leia o post para saber mais a respeito AQUI).

Agora, uma das muitas vantagens que o led pode trazer não só as outras estações do ano mas principalmente (neste caso específico) para o verão é em relação a aquele famoso "esquecimento de luz acesa".

Explicamos: como neste período a luz do sol fica muito forte, ao deixarem janelas e portas abertas muitas pessoas não percebem que ficaram lâmpadas ligadas nos ambientes que estavam devido a tanta luz solar incidindo neles.
Elas também estarão sim desperdiçando energia e a vida útil do equipamento led aceso a toa, mas se fosse uma luz de lâmpada convencional (incandescente ou fluorescente por exemplo), pode ter certeza de que este desperdício seria até 5 vezes maior!
Mas até esta dita "vantagem" está com os seus dias contados: apesar de o led ser um grande aliado para estes "esquecidinhos", chegará o momento em que o termo "lâmpada convencional" será transferido definitivamente das lâmpadas incandescentes e fluorescentes para as atuais lâmpadas de led e aí sim, esta comparação não terá mais nenhum sentido em ser feita: evitar deixar uma luz de led acesa sem necessidade (por menor energia que ela esteja consumindo) já é hoje um fato real e inadiável.

E o planeta agradecerá muito se for apagado agora mesmo todo o led que você não estiver usando.

Robson Giro, 
especial para a Codlux® - Luz em Led



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.