Pular para o conteúdo principal

Volta às Aulas Codlux®



Olá! Está chegando a Volta às Aulas. Em São Paulo, o ano letivo 2018 se dará em 1º de Fevereiro e o primeiro semestre terminará dia 27 de Junho para todas as cerca de 5 mil unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Já as aulas regulares do segundo semestre têm começo agendado para 1º de agosto. Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas encerraram a programação pedagógica dia 20 de dezembro último. As escolas recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual durante todo o ano letivo. Para fazer o cadastro, basta se dirigir à unidade de ensino mais próxima e preencher o formulário. É indicada a apresentação de documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos menores de idade, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.

Prioridades

Se você é um pai ou mãe, isso significa despesas para compra de materiais e mensalidades escolares.
Não se esqueça também de adicionar nesta lista a iluminação de estudos em Led. Sim, iluminação em Led! Uma boa iluminação em Led melhora a capacidade de concentração, precisão e produtividade de seus filhos. E ajuda a garantir todo o investimento feito por você na educação deles a longo prazo.



A Codlux® juntou neste post uma compilação com as melhores matérias sobre como iluminar em sua casa a área de estudos com Luz em Led. Leia também sobre as pesquisas feitas para o uso do Led nas escolas e os seus resultados com os alunos em salas de aula. Siga as dicas e aproveite!



- Uma iluminação de estudos em Led incidindo sobre a área específica do usuário torna-a mais fácil no auxílio a tarefas como leitura, escrita, raciocínio contínuo e também, uso de computadores e tablets. A boa iluminação de estudos em Led quando bem implantada reduz o cansaço visual e a fadiga mental, aumentando o desempenho de tarefas escolares em mais de 16%. 
- Lâmpadas de mesa e de piso em Led são as fontes ideais para a iluminação de estudos. Considere as articuláveis ajustáveis (como as de mesa) para uma iluminação direita. Elas impedem o brilho ofuscante enquanto a cabeça do usuário estiver para baixo e também permite que se personalize a direção da luz para onde mais precisar. 
- Iluminação de estudos em Led e o posicionamento correto da lâmpada: colocando a lâmpada de mesa no lado oposto da mão usada para escrever ou ler, a luz em led espalha-se em toda a área de estudo, sem criar sombras. 
- A iluminação difusa em Led, também conhecida como iluminação Led ambiente, proporciona uma luz suave e radiante para qualquer área de estudos. A iluminação em led difusa melhora a sensação de bem-estar, o que pode aumentar a produtividade do usuário e reduzir o seu estresse. Ela ajuda a melhorar, no ambiente onde se estiver estudando, a percepção para as formas, proximidade e profundidade de espaços e objetos, exigindo menos esforço do cérebro e poupando-o do reconhecimento inconsciente severo nas áreas com luz deficiente, escuras ou poucos iluminadas. Sempre que o cérebro não precisar trabalhar neste sentido (ficar em estado de alerta por conta de uma escuridão), toda sua energia volta-se somente para a concentração nos estudos e não mais ao local onde a pessoa está estudando, por este contar com uma iluminação adequadamente abundante. 
- Luzes de teto, como os plafons embutidos ou de sobrepor são as fontes ideais de iluminação difusa. Considere os modernos painéis com tecnologia de iluminação Led já inclusa, que podem ser montados em tetos de gesso ou lajes e, até mesmo em paredes para a iluminação ambiente, dependendo o modelo.
- Ficar focado na tarefa escolar (dever ou lição de casa) requer a quantidade certa de brilho. Uma iluminação convencional antiga (incandescentes, fluorescentes, halógenas etc) usava: 
- uma lâmpada de 40 a 60 watts para tarefas como leitura e escrita;
- uma lâmpada de 60 watts para tarefas no computador e
- uma lâmpada de 60 a 80 watts para luminárias orientáveis.
 

Só que, quando falamos em iluminação moderna a potência em watts destas lâmpadas tem que ser recalculadas pois o poder dos equipamentos em Led é exageradamente maior se comparado ao de lâmpadas CFC (fluorescentes) por exemplo. Uma lâmpada Led de 80w é algo para se instalar no teto da cobertura de um posto de gasolina que tem, para se ter uma ideia, altura aproximada de 5 a 6 metros! Lembrando que o "watts" nestas lâmpadas antigas refere-se apenas a energia que elas consumiam por hora, porém emitindo uma luz extremamente deficitária. Watts para uma lâmpada de Led, além de sinalizar o mesmo consumo por hora das convencionais, indica (principalmente com o lúmens) a sua real potência de luz, todo o seu poder em iluminar. 
- Evite sempre as lâmpadas fluorescentes que podem cansar e flickar (piscar intermitentemente, de maneira quase imperceptível) com muita frequência, trazendo dores de cabeça a alguns usuários e atrapalhando seus estudos. 
- Melhor postura. Todos nós nos contorcemos em posições desconfortáveis, estranhas, apenas para estarmos mais perto do caderno, do livro ou da tela do computador. A má iluminação pode causar além cansaço visual e dores de cabeça, também a má postura. Certifique-se de ter abundância de iluminação de estudos em Led no local do usuário e estimule nele pausas regulares para que possa esticar o corpo, tornando também sempre que possível o ambiente bem ventilado e silencioso, sem tvs ou aparelhos som ligados. Não esqueça também da alimentação e hidratação. Estes cuidados somados contribuem ainda mais para potencializar os efeitos benéficos da luz em Led na educação! 
- Melhora no humor. A má iluminação pode transformar qualquer espaço em um vazio apertado, deprimente e estressante. Quem pode estudar nessas condições e muito menos, lembrar-se de tudo o que já leu? Use a iluminação de estudos em Led para criar um ambiente realmente calmo e produtivo. 
- Redução da tensão ocular. A boa iluminação de estudos em Led devidamente calculada reduz a tensão nos olhos do usuário, não causando irritação nem deixando-os vermelhos e secos. A fadiga ocular é frequentemente associada a dores de cabeça e enxaquecas. Lâmpadas fluorescentes antecipam este efeito mais rapidamente. Portanto, antes mesmo de fazer uso de remédios para aliviar estes sintomas, mudar uma iluminação convencional para a de Led faz a toda a diferença. 
-Luz fria, saudável e ecológica. A luz gerada pelo Led não é uma luz quente, é fria, não vai incomodar o usuário no quarto ou os alunos nas salas de aula das escola. A luz em Led não cria ambientes quentes ou abafados, como aconteceria se fossem usadas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes comuns. O calor gerado pela luz das lâmpadas convencionais desidrata, afeta a visão, causa enorme desconforto e pode prejudicar a pele nas longas exposições. A luz do Led não interfere na temperatura dos ambientes, não faz mal a pele, não emite raios UV, não tem um limite definido de exposição direta a ela e, seu corpo/carcaça não contém metais pesados como o mercúrio nos componentes internos, podendo ser então descartado para reciclagem como um eletrônico comum, diferentemente das lâmpadas fluorescentes por exemplo. 
- Decoração X Função. Em quartos de crianças ou jovens em idade escolar que contenham elementos decorativos onde uma iluminação muito cênica é usada para lhes dar destaque (luz pontual, focal, colorida, amarelada etc), deve-se tomar todo o cuidado para que esta iluminação não atrapalhe a concentração nos estudos. Luz amarela relaxa demais, luz colorida distrai e atrapalha, mas a luz branca é comprovadamente a ideal, pois mantém o raciocínio do usuário. Caso queira deixar a decoração deste ambiente iluminada como está, escolha outro local mais adequado para os estudos, com uma luz em Led fria (6.000K) abundante e difusa, não ofuscante (direto nos olhos). Se na casa existe um escritório (home office), uma biblioteca ou um posto de trabalho, adapte-os também para uma área de estudos pois, a função para estes ambientes é muito similar: estudo, trabalho, concentração, produção. A mesma luz em Led fria 6.000K abundante deve a princípio, ser usada para todos eles sendo que o que pode diferenciá-los é uma ou outra luz em Led pontual de 3.000K para destacar por exemplo um quadro, um vaso de flores, uma estatueta ou parte de uma bancada com livros. Se não for possível esta transferência da área de estudos para outro local, a solução está em usar um pequeno pendente do tipo "chapéu chinês" com 15 cm de altura por 20 cm de diâmetro ou similar, pendurado até 70 cm acima do tampo da mesa de estudos e posicionado 20 cm a frente da cabeça do usuário, com uma lâmpada Led bulbo leitosa de no máximo 9W na temperatura de cor 6.000K (branca fria) que dará (para um produto encontrado no mercado brasileiro) uma média de 720lm (lúmens). Este tipo de luminária espalha um facho definido na área de estudos e não atrapalha por exemplo um irmão que compartilhe o mesmo quarto e esteja dormindo. Pode optar-se também por luminárias de hastes articuladas/flexíveis, com seu foco virado para baixo, no tampo da mesa. Estas soluções também são ideais para aqueles que não querem uma luz específica para estudo interferindo na decoração ou que queiram manter o clima de relaxamento de um ambiente proporcionado por uma luz de destaque em 3000K. 

Pesquisas já apontaram como a iluminação direita em led pode melhorar a aprendizagem nas salas de aula. 


Estudos feitos em 2012 sugeriram como otimizar a iluminação em led para uma melhor aprendizagem nas salas de aula das mais variadas instituições de ensino.

Todos nós já sabemos agora como uma iluminação direita em Led pode definir o nosso humor quando estivermos por exemplo em um ambiente romântico, de treino intenso ou relaxante. Um estudo publicado pela revista Optics Express sugeriu que uma iluminação dinâmica em Led aumenta o desempenho dos alunos em salas de aula. Pesquisadores na Coreia do Sul descobriram que a iluminação Led pode ser otimizada para várias atividades. Eles fizeram testes de leitura com diferentes temperaturas de cor correlacionadas - a partir de "quente" para "frio" usando a escala Kelvin (K). Os resultados da investigação do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul forneceram evidências para apoiar o argumento de que, podemos sim, manipular a iluminação artificial para ajudar a melhorar o nosso bem-estar. O estudo foi coordenado pela sua co-autora, a Dra. Hyeon-Jeong Suk - professora associada do instituto. Ela disse em entrevista ao jornal The Huffington Post:

"Além de melhorar o desempenho humano, o conceito de iluminação Led variável também exerce uma grande influência sobre ambas as condições físicas e mentais dos seres humanos. No entanto, tais benefícios da iluminação em Led ainda não foram integralmente adotados no ambiente educacional. No início de nossa pesquisa, ficamos chocados pelo fato de que as instalações de iluminação em ambientes educacionais eram muito mais pobres do que tínhamos previsto."


O estudo envolveu duas salas de aula, onde 54 estudantes da quarta série estavam efetuando provas de matemática. Uma sala de aula foi equipada com luzes Led de 3.500K (que é uma temperatura "quente", branco amarelada). Os pesquisadores descobriram que os estudantes ficavam mais alertas e pontuavam melhor suas provas quando eram transferidos para uma sala de aula iluminada com uma luz em Led de 6.500K.

"O estudo preliminar e o experimento de campo apoiaram plenamente um efeito positivo do 6.500K no desempenho acadêmico e no 3500K, um incentivo as atividades de recreio", disse a primeira autora do estudo, Kyungah Choi, então PhD do instituto. "Ficamos surpresos com o fato de que, além de observar a melhoria do desempenho durante os testes de matemática, os resultados das entrevistas com crianças pequenas - que têm quase nenhum conhecimento de fundo sobre iluminação - foram também alinhados com os nossos próprios resultados... isso mostra que o efeito desta iluminação foi direto e intuitivo e que, qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou seu nível de conhecimento, poderia experimentá-la e também ser beneficiada."


Os pesquisadores também entrevistaram e gravaram os estudantes e não notaram quaisquer alterações negativas no seu comportamento, nem em seu próprio desempenho estando expostos a iluminação em Led. Os pesquisadores concluíram que a luz em Led no 3.500K pode fornecer um ambiente relaxante para apoiar as atividades de recreio, descanso e relaxamento, enquanto a Luz em Led de 5.000K pode ser aplicada para as atividades de leitura. Já a luz em Led em 6.500K, propicia um melhor desempenho aos alunos durante os períodos de atividades acadêmicas intensivas, como as provas e exames classificatórios. Embora esta pesquisa feita em 2012 tenha se centrado principalmente no setor educacional, ela prova que a iluminação dinâmica em Led pode ser empregada para melhorar positivamente tanto o humor dos seus usuários, quanto seu bem-estar e sua saúde. 

"A iluminação em Led - em comparação a vários outros investimentos e facilidades para melhorar o estado físico e mental dos seres humanos - é altamente eficaz no sentido de se produzir um efeito positivo rápido para uma suave e eficiente mudança nos ambientes", conclui a pesquisa. 

Outro estudo demonstrou que estudantes ao exercitarem o raciocínio sob uma iluminação artificial em Led simulada equivalentemente a luz do dia, mostraram melhor concentração e desempenho cognitivo em sala de aula. A otimização na iluminação utilizada nos ambientes de estudo foi produzida através de uma combinação de Leds azuis e brancos. Luminárias Led propiciaram uma iluminação biologicamente eficaz nas salas de aula. Este estudo investigou os efeitos da luz sobre o desempenho dos alunos em duas escolas em Ulm, Alemanha, entre Novembro de 2011 e Fevereiro de 2012. Os estabelecimentos de ensino pesquisados foram a Ferdinand von Steinbeiss School e a Robert Bosch School, com estudantes de idades entre 17 a 20 anos frequentando aulas tanto em salas com a nova iluminação em Led como em salas com iluminação convencional em CFC (lâmpadas fluorescentes). Durante este estudo, eles tiveram que executar repetidamente vários testes de desempenho e concentração padronizados, como testes de atenção que foram comparados aos feitos sob uma iluminação convencional. Os resultados mostraram que os estudantes que trabalham sob a iluminação em Led da sala de aula biologicamente otimizada, alcançaram melhores resultados para a sua capacidade de concentração e ganho em sua velocidade de execução em relação aos que os que não fizeram uso deste tipo de luz. 

Katrin Hille, chefe da pesquisa que estava no comando deste estudo da luz observou o efeito positivo da nova iluminação:

"Mesmo que tenha sido reconhecido por um longo tempo que a luz convencional bem otimizada tem efeito positivo sobre pessoas em seu desempenho e bem-estar, o fato é que alunos submetidos a iluminação em Led tem até um terço menos erros em provas e exames, e isto é realmente impressionante"
, disse ela. 


Benefícios para os alunos e professores.
Segundo os pesquisadores, a luz em Led biologicamente otimizada fornece estímulo para o corpo, como se a pessoa estivesse ao ar livre. Isso faz com que os ritmos circadianos dos alunos "avancem no tempo", fazendo-os ficar muito mais alertas no início do dia, além de ajudá-los a neutralizar o chamado efeito “passo lento”, um típico cansaço da manhã frequentemente observado em pessoas jovens em particular. Muitos alunos participantes do estudo estavam entusiasmados com a nova iluminação em led: 

"Minha concentração é realmente melhor"
, disse um estudante. "À luz normal, no entanto, às vezes tenho que me esforçar muito para manter-me acordado na sala de aula." 

E não foram só os alunos que apreciaram a nova luz. Os professores também. 

“Muitos professores, mesmo aqueles que estavam céticos sobre a nova iluminação em led no início, me disseram no final do estudo que eles estão agora também se sentindo melhor”
, disse o pesquisador Oliver Keis, que também trabalhou no estudo. 

Outras importantes considerações no uso da luz em Led na educação

- Iluminação LED reduz custos e é energeticamente mais eficiente, rentável, sustentável e inteligente, podendo durar mais de 15 anos no caso de um produto construído com altíssima qualidade e instalado nas perfeitas condições exigidas
- Iluminação LED é mais uniforme e minimiza sombras, melhorando a visibilidade
- Iluminação LED melhora a qualidade de vida de alunos, funcionários e visitantes nas escolas 
- Iluminação LED melhora a aprendizagem dos alunos e seu bem-estar 
- Iluminação LED melhora a sustentabilidade, apoiando iniciativas verdes ao reduzir o seu consumo de energia e respectiva emissão de carbono, além de servir como exemplo de eficiência energética aos próprios alunos em sala de aula 
- Iluminação LED ajuda professores a alcançarem os resultados de aprendizagem desejados em tarefas específicas, tais como a leitura silenciosa ou trabalhos em grupo 

Todo um diferencial! 
"Pode ser difícil para as crianças controlarem suas emoções ou frustrações ao longo do dia e, por isso, os professores as ensinam que exercitando uma boa respiração e ficando bem atentos na sala de aula, podemos ajudá-los a lidar melhor com isso. Dizer a um aluno 'você vai superar isso' nunca será uma resposta definitiva. Então, quando você lhes acrescenta também uma saída alternativa para que se acalmem, pode-se ajudá-los, e muito. Combinar tudo isso com uma tecnologia melhor em iluminação como a do Led, realmente faz uma enorme diferença.*" 

(*depoimento de uma professora durante a pesquisa)

Robson Giro - 
especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Governo do Estado de São Paulo, The Huffington Post, Leds Magazine, Delmarfans, Phillips Lighting, We Are Teachers, Which

 
Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.
Baixe o arquivo em PDF desta postagem: 

LEIA TAMBÉM 
O Led e seu Bebê

Saiba como aplicar!
Crianças

As dicas na iluminação em Led 
Cérebro

O efeito do Led em nosso órgão 
O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
Coronavírus

Informações importantes e os produtos Led que já existem para prevenção
Escritório, Home Office e a Iluminação em Led 

A COVID-19 mudará os escritórios para sempre?
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar
Led: quando a desinformação vira Fake News!

No ano em que as fake news foram destaque, nem o Led ficou de fora da desinformação. A Codlux® ajudou você a entender melhor todas as mentiras contadas sobre a Iluminação em Led, disseminadas de maneira irresponsável em 2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.