Pular para o conteúdo principal

O Charme e discrição da Luz Indireta

Luz Indireta.

O que é isso?


Para entendermos o conceito de luz indireta, devemos nos remeter ao passado, onde a atual poluição luminosa nem era algo pensado para as pessoas daquelas épocas.
A tecnologia para a geração da luz artificial no planeta não tinha até então a capacidade de gastar menos energia e iluminar mais para tornar assim, o acesso a iluminação pública ou privada viáveis economicamente e, por consequência, mais abrangentes geograficamente a toda população. Candeeiros eram, tempos atrás, abastecidos por óleo animal e, posteriormente, óleo mineral, gás natural e lâmpadas incandescentes - que cederam espaço atualmente para as modernas lâmpadas de Led, as campeãs definitivas em eficiência energética.

A iluminação indireta reinava nos tempos antigos, com suas pontuações esparsas de luz, fossem nas ruas ou dentro dos ambientes. A penumbra sempre acompanhava os espaços iluminados de outrora não por gosto próprio de seus usuários mas sim, porque simplesmente gastaria-se muitos insumos para conseguir-se a época iluminar tão bem os locais como fazemos hoje através do led (que tem pouquíssima potência e consequentemente, menor gasto). Pontuava-se então tudo: uma entrada ou pórtico, uma mesa, um quadro, um corredor ou o que queria destacar-se, além claro de iluminar precariamente a visão noturna de modo geral.


Luz indireta era a real iluminação do passado. 

A luz indireta nos dias de hoje mudou um pouco a sua definição. Ninguém mais vive com aquela deficiente iluminação de nossos antepassados. Os ambientes agora são melhor iluminados e, caso queira-se continuar destacando elementos como antigamente, faz-se o uso da iluminação indireta e pontual. Em última análise, se você pode ver a lâmpada real que está produzindo a luz, então a área iluminada em que você está é definida por "iluminação direta". E se você não consegue ver a lâmpada real, é mais provável que você esteja sob o efeito de uma "iluminação indireta".

Que tipos de iluminação indireta existem?

Existem duas categorias básicas de iluminação indireta. Cada uma com o seu próprio estilo.

Indiretas Fixas - Este é, de longe, o tipo mais comum de iluminação indireta. Pense em uma lâmpada. Quase qualquer lâmpada produzirá luz diretamente.
O que você vê? A própria luz, é claro. Pense agora em um abajur ou qualquer outro revestimento semi-transparente em que a luz direta da lâmpada ou fonte luminosa se transforme em uma luz indireta. Isso ajuda a diminuir a radiação da luz e ao mesmo tempo, dá ao seu espaço um aumento no seu brilho. É uma  maneira versátil de injetar alguma iluminação indireta em sua casa sem ter que se preocupar com reformas e instalação de acessórios complicados. Afinal, o que poderia ser mais fácil do que conectar uma lâmpada na tomada? 



Indiretas Reflexivas - Embora não seja tão popular quanto a outra categoria de iluminação indireta, o efeito visual da iluminação reflexiva pode ser incrivelmente poderoso. Este tipo de iluminação indireta normalmente usará uma superfície estrutural, um tipo de difusor de luz. Assim, enquanto indiretas fixas podem iluminar ambientes junto ao seu gabinete anexado diretamente à própria fonte de luz, indiretas reflexivas usam uma parede ou o teto para isso. Esta é uma das melhores maneiras de se criar uma iluminação linda e discreta em sua casa ou empresa. É a iluminação mais indicada para Home Theaters e Auditórios. Pendentes ou candelabros voltados para cima e estruturados em gabinetes são apenas alguns exemplos das indiretas reflexivas.

Nenkar

Um acessório com luz direta pode arruinar a atmosfera de um ambiente inteiro. Da mesma forma, uma luz indireta mal colocada pode simplesmente se perder na decoração, ou não fornecer a função que você espera. Outra diferença característica entre os dois tipos de iluminação é que as áreas com luz direta terão tons mais dramáticos e variações de brilho, enquanto as luzes indiretas sempre proporcionam uma iluminação mais suave com menor variação de iluminação em toda a área.

As luminárias que definem a iluminação indireta são as indicadas para uma iluminação mais ambiente e frequentemente podem ser usadas para espaços comuns da casa como áreas de conforto, onde os residentes possam relaxar.



Outra maneira de aplicar um tipo de iluminação ambiente indireta é colocar luzes de fitas Led na parte superior da cozinha e em espelhos e armários do banheiro.


Veja alguns exemplos de Projetos da Codlux® para Iluminação Indireta.


Nenkar

A residência localizada no Bairro Butantã pôs abaixo todas as suas paredes e reergueu-as com blocos aparentes para manter o estilo rústico desejado pelo proprietário. Tetos em lajes rígidas de concreto pediram sobrepores e pendentes estruturais que, a pedido do dono da casa, deveriam ter menos luz possível. A solução foi buscar em peças com luz indireta um equilíbrio estético e funcional que agradasse e, ao mesmo tempo, usasse de toda a eficiência energética que o Led propicia, sem exageros na luminância. 

O atendimento foi de Marcos Britto.

Portia


Nenkar

Drako


Este apartamento no Bairro de Perdizes também fez uso da iluminação indireta em seus ambientes. A família de advogados - exposta a excessiva luz do dia vinda tanto naturalmente das janelas quanto das lâmpadas led 6000K no seu escritório empresarial - optou por uma luz de descanso a mais discreta possível para ajustar o ciclo circadiano de seus integrantes.

O atendimento também foi de Marcos Britto.





Nenkar

Giotto

A Codlux® atende a sua casa com a mesma excelência para projetos luminotécnicos residenciais ou empresariais. Já são 2 anos de sucesso absoluto no atendimento diferenciado e exclusivo que só a Codlux® oferece no mercado da iluminação em Led. Não importa o tamanho na planta: a indicação, qualidade e garantia dos produtos especificados no projeto luminotécnico serão sempre fiéis aos nossos princípios de dar Função a luz!

Abaixo, mais um atendimento de Marcos Britto para um cliente Codlux® em sua residência de Pinheiros, São Paulo - que também já havia feito conosco a iluminação de sua empresa. A luz indireta está presente no corredor de acesso e no quarto do casal.








O Showroom Técnico da Codlux® também faz uso da luz indireta em seu escritório.

Lâmpadas Led tubulares estrategicamente pousadas em perfis pendurados no teto rígido (lage) dão um "descanso" no excesso de luz que poderiam "agitar" a equipe por causa da temperatura de cor 6.000K.


Pendente Cirius, Lâmpadas T8 (perfis) e Bulbo (ventilador de teto) 



Quando há necessidade de mais iluminação, as luzes do ventilador de teto e do pendente Cirius são acionadas.


Fontes: Codlux®, Farreys, Flux Smart, Homify 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.